Mantenha a Limpeza de Caixa d’água de Residência em Dia

Mantenha a Limpeza de Caixa d’água de Residência em Dia

asd - Como Desentupir Pia de Cozinha com Garrafa Pet

Conteúdo da Página

A qualidade da água que sai da torneira da sua casa está diretamente ligada a manutenção dos reservatórios residenciais. Com o passar do tempo, resíduos vão se acumulando nos fundos das caixas d’água, além da entrada de poeira e de pequenos animais acabam favorecendo o crescimento de microrganismo patogênicos, incluindo bactérias, fungos, protozoários e vermes.

São agentes causadores de inúmeras doenças entre as quais febre tifóide, cólera, disenterias bacilares, hepatite infecciosa, amebíase, giardose, ascaridíases, ancilostomose, hidatidose, entre outros. Para evitar qualquer tipo de contaminação da água de sua residência, a limpeza de caixa d’água deve ser realizada duas vezes por ano. Ou seja, a cada seis meses o reservatório deve estar limpo e imunizado.

Uma correta limpeza de caixa d’água deve atender a rígidos critérios. O ideal é chamar uma desentupidora especializada, que contará com técnicos treinados e acostumados ao serviço, não precisando se expor aos riscos de manusear o objeto do alto da sua casa.

Já em condomínios, o trabalho de manutenção, higienização, desinfecção e limpeza de caixa d’água e reservatórios deve ser realizado apenas por empresas especializadas. Além disso, a empresa responsável pelo serviço deve entregar ao condomínio um relatório com a explicação do procedimento adotado e que conste informações, se caso for encontrado problemas como infiltrações e ferragens expostas. É importante também registrar a data das limpezas para controle e garantia.

Quando for contratar uma empresa especializada na limpeza de caixa d’água verifique se os funcionários receberam treinamento específico para esse serviço, e se a empresa tem alvará da Vigilância Sanitária. Verifique toda a lista de materiais e produtos usada, bem como a disponibilidade dos profissionais para solucionar quaisquer dúvidas e problemas que os moradores possam ter após a limpeza.

Após o término do serviço solicitado, a empresa deverá entregar ao contratante um certificado de limpeza realizada pela mesma, onde constará neste certificado dados do cliente, os serviços efetuados, a data de realização da limpeza e a data da próxima limpeza de caixa d’água. Este documento de limpeza e desinfecção bacteriológica deve ser assinado pelo responsável técnico da empresa.