Dúvidas Sobre o Serviço de Limpeza de Caixa de Água

Dúvidas Sobre o Serviço de Limpeza de Caixa de Água

asd - Como Desentupir Pia de Cozinha com Garrafa Pet

Conteúdo da Página

Dúvidas Sobre o Serviço de Limpeza de Caixa de Água – Uma caixa d’água que não recebe o cuidado necessário pode resultar no consumo de água contaminada, o que acarreta no desenvolvimento de doenças e infecções. Você sabe como realizar corretamente a limpeza de caixa d’água? Esse processo é feito de maneira correta no condomínio que mora e empresa onde trabalha? Esclareça aqui suas dúvidas sobre o serviço de limpeza de caixa d’água!

Com que frequência a limpeza de caixa d’água deve ser feita?

Em algumas cidades, a legislação pré-estabelece uma frequência fixa em que a limpeza de caixa d’água deve ser realizada. Em Porto Alegre, por exemplo, é determinado por lei que o processo deve ser feito, ao menos, duas vezes por ano. As empresas especialistas também estabelecem essa frequência e sugerem que sejam feitas nos meses de outubro e janeiro para que a água esteja sempre nos padrões corretos e saudáveis para consumo.

O que acontece se a limpeza não for feita?

A falta de limpeza de reservatórios de água gera um acúmulo de sujeira e micro-organismos que podem contaminar a água. Uma vedação frágil facilita a entrada de ratos, passarinhos, morcegos, baratas e contaminar a água. A falta de limpeza de caixa d’água e reservatórios de água potável é a porta de entrada de doenças como como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras.

Quem deve realizar a limpeza de caixa d’água?

Muitas pessoas tentam fazer o serviço por conta própria e cometem vários erros, como utilizar escovas e vassouras. Para se ter certeza que a limpeza de reservatórios de água será realizada corretamente, o melhor é contratar uma empresa especializada. No caso dos condomínios, a manutenção, limpeza, higienização e desinfecção de caixas d’água e reservatórios deve, obrigatoriamente, ser realizado por empresa especializada e registrada na Fepam e pelas coordenadorias municipais de vigilância sanitária.

Como é feita a limpeza de caixa d’água?

O processo é simples. Após o fechamento do registro inicia-se a tarefa, que é feita nas paredes e no fundo do reservatório com escovas de nylon de cerdas macias. A desinfecção e limpeza de reservatórios de água devem ser realizadas com produtos registrados no Ministério da Saúde.

De modo geral, logo depois da lavagem inicial, os técnicos abrem os registros para que a água suja possa escoar pela tubulação. Em seguida é feito o enxague. Retira-se toda a água restante com um recipiente plástico; seca toda a caixa com um pano desinfetado.

A próxima etapa é reabrir o registro de entrada de água, enchendo novamente toda a caixa com água limpa até o nível ideal para distribuição pelos apartamentos.