Como Limpar Caixa Dágua de Polietileno e Fibra de Vidro

Como Limpar Caixa Dágua de Polietileno e Fibra de Vidro

asd - Como Desentupir Pia de Cozinha com Garrafa Pet

Conteúdo da Página

Como Limpar Caixa Dágua de Polietileno e Fibra de Vidro

Construsul Desentupidora Porto Alegre

Ligue Direto: 3342-8908 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Toda caixa d’água deve ser limpa pelo menos duas vezes ao ano. E isso independe se ela é de concreto, polietileno ou fibra de vidro. Houve um tempo que só havia um tipo de caixa d’água, entretanto, com o tempo, outros materiais acabaram sendo utilizados para a produção de reservatórios. Os mais populares no Brasil são as de fibra de vidro e de polietileno. Mas como limpar caixa d’água de diferentes revestimentos?

Primeiramente, vamos conhecer os dois materiais mais populares:

Polietileno – As caixas de polietileno são feitas com polímeros e petróleo, material que traz alta durabilidade e resistência aos raios UV. Sua instalação é simples, além de ser flexível, leve e também de fácil limpeza, mas é preciso tomar cuidado com impactos. Sua superfície lisa colabora com a limpeza e a tampa rosqueável facilita o isolamento do interior de insetos como o mosquito aedes aegypti e de outros contaminantes como a água da chuva.

Fibras de vidro – A fibra de vidro é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas e as caixas são resultantes da mistura de fibra de vidro com resina. Embora elas sejam leves, fáceis de instalar e de limpar, as caixas de fibra de vidro não são resistentes a furos. Como limpar caixa d’água desse material? O procedimento é cuidadoso pelo fato de não ser resistente à impactos.

Dicas de como limpar caixa d’água
O procedimento de como limpar caixa d’água é o mesmo para qualquer tipo de caixa. Aproveite a oportunidade para verificar se o reservatório está bem vedado contra vazamentos ou entrada de sujeiras e insetos. Sempre é importante lembrar que a falta de higiene pode levar à ocorrência de doenças, como cisticercose, ascaridíase, esquistossomose, entre outras verminoses e infecções intestinais graves.

Agora vamos aprender como limpar caixa d’água:

Passo 1 – Feche o registro de saída de água da caixa e o ralo de saída com um pano ou tampão. Em seguida, amarre a boia. Lembre-se de deixar 20% do volume total (um palmo, se a caixa tiver mil litros) para ser usada na limpeza.

Esfregue as paredes e o fundo com escova de plástico macio ou pano. O pano não funciona nas caixas de fibrocimento. Nada de usar escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos. A primeira fase da limpeza deve ser feita apenas com escovas e água. Se for necessário entrar na caixa, use uma galocha para proteger os pés.

Se tiver muito lodo ou sujeira sólida, retire com pá e balde. Acondicione esse material em sacos de lixo e coloque para ser coletado juntamente com os demais detritos da casa. Esgote a água restante com balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes. Se soltar pelo ralo, entope todos os equipamentos hidráulicos.

Passo 2 – Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo (200 litros, no caso de caixas com mil litros) de água e adicione dois litros de água sanitária. Não use marcas com características especiais, como perfume ou cloro ativo. Essa mistura deve ficar em contato com o fundo e laterais da caixa por duas horas para que a desinfecção seja completa.

Passo 3 – Deixe essa mistura descansar por duas horas. Com o balde, use essa água para molhar as paredes da caixa d’água. Sempre que as paredes secarem, volte a molhá-las até o fim do intervalo de duas horas. Ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie, abrindo todas as torneiras e acionando as descargas. Isso irá desinfetar todas as tubulações da casa. Essa água não pode ser usada para consumo humano ou animal.

Passo 4 – Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. Anote a data da limpeza e da próxima limpeza. Termine abrindo a entrada de água, que poderá ser usada normalmente, para encher a caixa novamente.